Festa de S. Nuno 2014

A Região de Braga da Fraternidade Nuno Álvares celebrou o dia do nosso Patrono em Moreira de Cónegos, com aquela que é a grande festa anual da Região, a Festa de S. Nuno. Este ano a organização esteve a cargo do Núcleo Nª Sra. D’Ajuda e contou com a participação de centenas de escuteiros adultos de mais de 35 Núcleos, dos Concelhos de Guimarães, Famalicão, Braga, Fafe, Póvoa de Varzim, Vila do Conde e Vizela.

Dos convidados ilustres e autoridades escutistas presentes, destacam-se o Arcipreste de Guimarães e Vizela, Rev. Padre Constantino, o Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Dr. Domingos Bragança, o Presidente da Junta de Freguesia de Moreira de Cónegos, Sr. Paulo Renato, da madrinha do Núcleo, D. Sameiro Pereira, de todo o Agrupamento 663 do CNE, dirigido pelo Chefe Vítor, do Secretário Internacional, António Fontinha, dos 3 membros da Mesa do Conselho Nacional, chefiados pelo seu Presidente, António Campos de Sousa, do Secretário do Conselho Fiscal e Jurisdicional Nacional, José Machado, do Diretor do Departamento Nacional de Formação, Luis Abreu, da Mesa do Conselho Regional, presidida pelo Paulino Costa, do Secretário do Conselho Fiscal Regional, Francisco Teixeira e ainda do irmão escuta José Maria Machado, em representação do coordenador da Região do Porto.

O dia começou bem cedo em Vermoim, o local da Festa do ano passado, com o Núcleo local, numa bonita e singela cerimónia, a passar o andor de S. Nuno, excelentemente embelezado, para a Direção Regional, que organizou o tradicional cortejo automóvel até ao local da Festa deste ano. Um desfile levou-nos até à sede da Junta de Freguesia onde foram içadas as bandeiras oficiais e foi inaugurada uma exposição com os trabalhos concorrentes ao Concurso de Pintura subordinado ao tema “S. Nuno” e que foi avaliado por um júri constituído por pintores experientes e independentes.

A Eucaristia, celebrada pelo Assistente do escutismo na paróquia, Rev. Padre Matos, foi um momento de grande beleza, levada ao expoente máximo pela participação do Coro de S. José, possuidores de uma qualidade acima da média.

No final da Eucaristia procedeu-se à cerimónia protocolar que teve como momento alto a adesão oficial à FNA do Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, que foi escuteiro fundador e Dirigente do Agrupamento de Pinheiro do CNE, tendo assinado em público a Proposta de Admissão e recebendo simbolicamente o lenço castanho. No seu discurso o Dr. Domingos Bragança teceu rasgados elogios ao escutismo e ao caminho atual da FNA prometendo estar presente sempre que os seus afazeres lhe permitam.

O almoço de confraternização juntou mais de 170 pessoas tendo a tarde prosseguido com um momento cultural no Auditório do Centro Paroquial, com a atuação do Coro de S.José, agora num registo mais laico, e do Grupo de cavaquinhos de Moreira de Cónegos.


Está de parabéns o Núcleo organizador, pelo excelente trabalho apresentado e está de parabéns toda a Região de Braga da FNA por continuar a ser capaz de mobilizar os seus associados com uma dinâmica e um entusiasmo cada vez mais fortes.

Comentários