Conselho Regional 2017


A Região de Braga realizou o seu Conselho Regional no dia 25 de Fevereiro de 2017 no auditório do Instituto Português do Desporto e Juventude, na Rua de Santa Margarida, em Braga. Com a presença de muitos associados, representando a maioria dos Núcleos da Região, este Conselho contou com a presença de muitos e ilustre convidados: o Arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga, o chefe Regional de Braga do CNE, Hugo Cunha. a Direção Nacional, presidida por Domingos Leal do Paço, a Mesa do Conselho Nacional, presidida por Campos de Sousa, o Conselho Fiscal e  Jurisdicional Nacional, presidido por Artur Xavier, a Direção Regional do Porto, presidida por André Maciel, a Direção Regional de Lisboa, presidida por José Abreu, e ainda os anteriores Presidente Nacional, Jorge Caria, Vice-presidente Manuel Tomás e Secretário Nacional para a Formação, António Cardoso, o anterior Presidente Regional do Porto Francisco Pinheiro, a Presidente do Núcleo de Chaves, Paula Campos, e obviamente, todos os órgãos regionais.

A parte da manhã foi preenchida pelo período antes da ordem do dia, pela apresentação das Contas de 2016 da Região, e pela visita à extraordinária Capela Imaculada, uma obra de arquitetura contemporânea de extremo bom-gosto e rutura com os conceitos tradicionais, no interior do Seminário Nossa Senhora da Conceição, onde foi o almoço.



Da parte de tarde, após a apresentação do Relatório de atividades da Direção Regional, que levou à aprovação por unanimidade e aclamação do documento (Relatório e Contas), a Direção Regional cessante despediu-se da Região, tendo como ultimo ato oficial a atribuição de algumas distinções a alguns associados que ainda não tinham visto o seu serviço à Região e à Associação reconhecidos publicamente: os membros da Mesa do Conselho Regional e do Conselho Fiscal Regional, bem como da Conceição Sousa que foi na prática a "Madrinha" da equipa cessante . Destaque para a atribuição da Medalha da Solidariedade ao Paulino Costa, Presidente da Mesa do Conselho Regional e ao Eduardo Cunha, responsável pelo Departamento Regional de Comunicação e Imagem.









As eleições para os 3 órgãos regionais confirmaram todos os candidatos, que depois tomaram posse numa cerimónia muito bonita e de grande nível. O Presidente eleito, Carlos Alberto Cunha fez então o seu discurso de Posse, em que de forma emotiva agradeceu aos irmãos escutas que com ele fizeram parte da Direção Regional cessante, comprometendo-se a, com a sua equipa, dar o melhor pelo bem da Região e da FNA.



















Seguiu-se um dos momentos mais bonitos deste Conselho e que seguramente ficará para a História da Região de Braga da FNA: a apresentação ao Conselho de todos os Presidentes Regionais que pela primeira vez estiveram juntos no mesmo espaço e ao mesmo tempo:
- Eduardo Ferreira - Presidente de 1985 a 1989
- João Silva Guimarães - Presidente de 1989 a 1999
- Artur Xavier Forte - Presidente de 1999 a 2005
- António Campos de Sousa - Presidente de 2005 a 2011
- José Luís Silva - Presidente de 2011 a 2017
- Carlos Alberto Cunha - Presidente eleito


Usaram então da palavra o Presidente Nacional da FNA. Domingos Leal do Paço, que elogiou e agradeceu em nome da Associação o trabalho da Direção Regional cessante e desejou as maiores felicidades à nova equipa, e Sua Exa. Reverendíssima o Arcebispo Primaz, D. Jorge Ortiga, que num discurso muito interessante e completo, demonstrou mais uma vez, que compreende e reconhece totalmente o papel da FNA como movimento de Escuteiros Adultos católicos, fiais aos valores da Promessa e  da Igreja a que pertencem.


Após a apresentação e aprovação do Plano e Orçamento para 2017 da nova Direção Regional, o Conselho encerrou em ambiente de grande alegria, com a entoação por todos do Hino da Fraternidade.

Comentários