CERIMÓNIA DE DESPEDIDA DA IMAGEM “PEREGRINA” DE NOSSA SENHORA

 

Realizamos no passado dia 20 de Abril, na Capela Imaculada do Seminário nossa Senhora da Conceição, uma cerimónia de despedida da Imagem “Peregrina” de Nossa Senhora, presidida pelo nosso Pastor Dicessano, o Arcebispo Primaz de Braga, D. Jorge Ortiga e concelebrada pelo Rev. Pe. Eduardo Duque.

Apesar desta cerimónia se realizar num dia de semana, contou com a presença de quase duas centenas de escuteiros adultos de 25 Núcleos. Contamos ainda com a presença da Mesa do Conselho Regional, do Conselho Fiscal Regional e da Direção Nacional representada pelo Secretário para a Formação, Luis Abreu.

A cerimónia foi animada pelo Grupo coral dos Escuteiros de Cambeses, FNA e CNE, que deram um brilho especial a este belo momento de demonstração de fé e amor a Maria, nossa Mãe e Mãe de todos os escuteiros.

Na sua homilia, Sua Exª. Reverêndissima, D. Jorge Ortiga, referiu a importância do dia em que realizamos a cerimónia, pelo seu significado e pelo amor demonstrado a Maria duarante a sua passagem pela nossa Diocese, pelas nossas Paróquias e pelos Núcleos da FNA mas também por ser o dia em que conhecemos o anuncio da canonização dos pastorinhos Francisco e Jacinta que acontecerá a 13 de Maio, em Fátima, aquando da vinda de Sua Santidade o Papa Francisco. Desafiou-nos a interiorizarmos e sentirmos a mensagem que Maria nos deixa, mostrando-se exemplo de serviço, de entrega, de fé e amor. Pediu-nos que façamos justiça ao nosso lema e que estejamos “alerta para servir”, no escutismo, na sociedade e nas comunidades Paroquiais onde estamos inseridos.

Aproveitando a presença de grande parte da Região D. Jorge Ortiga, anunciou o nome do nosso novo Assistente Regional, o Rev. Pe. Eduardo Duque, que nos honrou com a sua presença, neste importante momento da FNA na nossa Região.

Foi efetivmente um dia especial que ficou certamente marcado na memória de todos quantos participaram nesta cerimónia. Marcamos novo encontro com a Imagem “Peregrina” de Nossa Senhora no dia 17 de Setembro, em Fátima, para a nossa concentração Nacional.

Até lá!

 

   

Comentários