CONSELHO NACIONAL DE REPRESENTANTES



Decorreu em Fátima, no Centro Pastoral Paulo VI, no passado dia 25 de Março de 2017, o Conselho Nacional de Representantes.
A Região de Braga esteve fortemente representada e a Direção Regional este presente acompanhada pelos seus Responsáveis de departamentos, exceto, por razões profissionais, do responsável pelo departamento de imagem e multimédia.
Antes mesmo do inicio dos trabalhos, numa cerimónia simples e bonita recebemos a Imagem da Senhora “Peregrina” que foi transportada pela nossa Região e que encheu os corações de alegria a todos os presentes.
Dos vários pontos da ordem de trabalhos, destacamos a aprovação por unanimidade e aclamação do relatório e contas da Direção Nacional cessante, que de forma emocionante se despediu oficialmente, da Associação. O ex-Presidente Nacional, Jorge Caria, o ex-Vice-presidente Nacional, Manuel Tomás e o ex-Secretário Nacional para a Formação, António Cardoso, deixaram os cargos diretivos que exerciam, não integrando o novo elenco, mas continuarão a ser Associados da FNA e com verdadeiro sentido de serviço, regressam aos seus Núcleos onde continuarão a trabalhar em prol da FNA e dos escuteiros adultos. Todos lhes reconhecemos o mérito, a dedicação, a entrega e o espírito de serviço e de sacrifício que demonstraram ao longo de vários anos na condução dos destinos da nossa Associação.
O plano de atividades e orçamento da Direção Nacional eleita, bem como a proposta de alteração do pagamento da quota para novos associados que entrem na Associação após o dia 30/06, seja reduzida em 50%, foram aprovados por maioria.
O momento alto foi o anuncio da organização do IX ACANAC e a entrega do “MACHADO” que representa o testemunho. O próximo ACANAC que se realizará em 2018, será organizado pelos Núcleos de Chaves e Vila Real e será acolhido em trêsminas, no Concelho de Vila Pouca de Aguiar. Os Presidentes dos Núcleos de Chaves e de Vila Real receberam das Mãos do Presidente Regional de Setúbal, em nome da anterior organização do ACANAC, o “MACHADO”, testemunho da atividade.

Antes do encerramento a Direção Nacional agraciou o Jorge Caria e o Manuel Tomás com a mais alta condecoração da FNA, o Colar da Fundação, como reconhecimento pelo trabalho realizado nas funções que exerceram ao longo de muitos anos. Um reconhecimento merecido e aplaudido de pé pelos quase 170 conselheiros presentes, que gerou um momento de alegria e natural emoção.


Comentários