FESTA DE SÃO NUNO 2017 – REGIÃO DE BRAGA


No passado dia 12 de Novembro decorreu em Corvite – Guimarães, a maior atividade anual do programa Regional.

Celebramos o dia do nosso patrono, São Nuno de Santa Maria e Corvite foi o Núcleo anfitrião.

Como de costume, foi feita a ligação entre o Núcleo organizador no ano passado, Santa Marinha da Costa, ao Núcleo organizador deste ano, Corvite, em caravana automóvel.

Cerca de 40 Núcleos e aproximadamente 300 Escuteiros Adultos, integraram o desfile, encabeçado pela fanfarra do CNE Agrupamento 365 de Corvite, que nos levou até à Igreja Paroquial, onde decorreu a Eucaristia, presidida pelo Rev. Pe. Faria, Assistente do escutismo naquela Paróquia e concelebrada pelo Rev. Pe. Eduardo Duque, Assistente Regional da FNA. 

No inicio da Eucaristia foi oferecido a ambos os Assistentes o lenço Castanho, que identifica a FNA, para que o usem sempre que entendam necessário e se reconheçam neste ideal de Escuteiros Adultos.

Para além da Direção Regional, estiveram presentes, o Dr. Domingos Bragança, Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, o Sr. Manuel Rodrigues, Presidente da União de Freguesias de Prazins e Corvite, o Ch. Lino Lopes, Chefe do CNE Agrupamento 365 de Corvite, o Domingos Leal do Paço, Presidente da Direção Nacional da FNA,  e representantes de vários orgãos Nacionais e Regionais da FNA.

No Final da Eucaristia fomos todos convidados para um porto de honra onde cantamos os parabéns à FNA Núcleo de Corvite pela comemoração do seu 10º aniversário. No espaço envolvente esteve patente uma recordação em formato exposição, do 1º ACAREG da FNA – Região de Braga, que aconteceu em Corvite no ano de 2010.

Antes do almoço comemorativo, enriquecemos o conhecimento, tivemos oportunidade de refletir e conhecer melhor a Enciclica do Papa Francisco “LAUDATO SI”. Este momento a que chamamos “Escutar é Saber”, foi moderado pelo nosso Assistente Regional  Rev. Pe. Eduardo Duque, que nos ajudou a aprofundar a problemática da sutentabilidade ambiental e da proteção do planeta, uma preocupação que deverá ser partilhada por todos.

Parabéns ao Núcleo de Corvite pela organização, empenho, dedicação e um agradecimento a todos quantos contribuiram para mais um dia de verdadeira fraternidade.
















 

Comentários